top of page

NATURA DOCET - 6 de junho 2022 - Centro Municipal de Cultura - Castro Daire

O passado dia 6 de junho de 2022 pautou-se pelo evento cultural Natura Docet, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Castro Daire e pelo Município de Castro Daire, no espaço do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, onde os alunos do 2º, 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Castro Daire viveram a escola e o lugar que os rodeia como uma simbiose de ensino e aprendizagem indissociáveis, num ambiente de cultura e de festa.

O evento iniciou-se às 09h30, com a apresentação musical do Jardim Comunitário criado pelos alunos do 5º ano no âmbito de uma ação sobre património natural- plantas autóctones, integrada no programa educativo e cultural "Natura Docet", que visa ensinar o currículo pelo património e vice-versa.

Depois desta apresentação musical, que conciliou a tradição e a contemporaneidade, as entidades parceiras do ecossistema "Natura Docet" proferiram algumas palavras sobre este projeto, que se revela de especial interesse pedagógico, cultural e de desenvolvimento territorial para a região. Começou por tomar a palavra o Sr. Presidente do Município de Castro Daire, Dr. Paulo Almeida, seguindo-se o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Dr. António Luís Ferreira, a Sra. Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Profª Dra. Cristina Albuquerque e o Sr. Comissário do Plano Nacional das Artes, Dr. Paulo Pires do Vale.

Posteriormente, os alunos do 2º e 3º ciclo do agrupamento, acompanhados dos seus professores, deslocaram-se às várias atividades a decorrer no local e que tinham sido previamente definidas em horários organizados para cada turma.

Os alunos do 5º ano, anfitriões do evento, foram os guias e orientadores de uma visita à Exposição "Lourdes Castro", onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a vida e a obra desta importante artista plástica, através de uma biografia instalada num friso cronológico, bordado em burel, pelas artesãs da Cooperativa de Artesãos do Montemuro.

Uma entrevista feita pelos alunos do 5º E ao sobrinho da artista, Nuno Castro Brazão, deu a conhecer algumas curiosidades sobre Lourdes Castro numa componente mais privada e familiar.

Inspirados no Grande Herbário de Sombras, foram expostos também os herbários criados pelas turmas do 5º ano, bem como o herbário do projeto "Cabra D´Oiro" e várias obras sobre Lourdes Castro, cedidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Simultaneamente, decorria no Auditório Municipal, uma conversa/ debate sobre o poder das plantas autóctones, proferida pelos notáveis Engº Joaquim Morgado, empresário castrense, da área das ervas aromáticas e plantas medicinais, pelo Prof. Dr. Paulo Barracosa, docente da Escola Superior Agrária de Viseu, investigador e empreendedor, especialmente, na área do cardo, e pela Engª Ana Barata, do Banco Português de Germoplasma Vegetal, especializada em conservação e preservação das espécies vegetais.

No jardim exterior, desenrolavam-se diferentes workshops com as turmas do 3º ciclo, inseridos na Quinta Pedagógica da Transumância, dinamizados por dirigentes e agentes associativos, artesãos, empresários e investigadores, nomeadamente, a Confraria do Bolo Podre, a Associação Montanha de Saberes, a Organização Cynatura, a Cooperativa de Artesãos do Montemuro e artesãos particulares, que deram a conhecer aos participantes as potencialidades dos recursos endógenos da região através das suas plantas autóctones, tais como a criação de utensílios artesanais em lã, madeira e palha, produção de queijo e produtos de estética, produção hortícola com mostra de sementes, confeção de Bolo Podre, entre outros.

Realizaram-se também dinâmicas de grupo sobre espécies vegetais locais com alunos do 5º ano e um Peddy Paper ao longo da vila de Castro Daire, sobre o seu património natural e edificado, que os alunos do 6º ano percorreram com distinção.

Simultaneamente, acontecia uma quermesse e feira de produtos agrícolas, dinamizada pelo grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

Esta manhã cultural desenvolveu-se com muito dinamismo e diversidade, integrando os participantes na abordagem pedagógica Natura Docet, despertando os seus sentidos para a importância e as potencialidades do património que os rodeia, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, experiências e conhecimentos importantes relacionados com as suas disciplinas curriculares. Terminou com imensa diversão, aliando a arte e a natureza, com momentos de dança e música protagonizados e orientados pelo grupo de dança local "Dancemotion".

Durante a tarde, os alunos do Ensino Secundário e restante público convidado tiveram o privilégio de assistir a uma comunicação excecional pelo Sr. Comissário do Plano Nacional das Artes, Dr. Paulo Pires do Vale, que nos trouxe pensamentos, reflexões e histórias inesquecíveis sobre a arte e a vida, a partir da vida e obra de Lourdes Castro, e que deixou todos os presentes embebecidos e cativados com a sua interação e partilha de sabedoria e conhecimento.

Seguiu-se o visionamento do filme "Pelas Sombras", que mostrou com muito encanto e delicadeza a pessoa e a enorme artista que foi Lourdes Castro e que teve continuidade, posteriormente, numa descontraída conversa "online" com a realizadora do filme, Catarina Mourão, que, para além de nos contar várias histórias sobre a realização do filme, nos revelou pormenores interessantes da relação de amizade e confiança que se foi construindo ao longo de vários anos entre ambas as reconhecidas artistas portuguesas.

O dia terminou com uma mostra gastronómica de produtos locais, onde os convivas puderam degustar bebida e comida confecionada a partir de plantas da terra, demonstrativas do rico e importante património natural que carateriza o concelho de Castro Daire.

O ecossistema educativo e cultural Natura Docet terá continuidade no próximo ano letivo enquanto abordagem pedagógica, generalizando-se para os vários ciclos de ensino, expandir-se-á para a comunidade e terá o seu desenvolvimento e materialização no território, contribuindo para a formação individual e coletiva dos cidadãos e para a coesão e evolução social e territorial.



141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page