top of page

MAPA AFETIVO DA MINHA TERRA- um mapa feito com o coração

Atualizado: 19 de jun. de 2021

No âmbito das ações do Projeto Cultural de Escola, as crianças do 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Daire desenvolveram um trabalho reflexivo e criativo sobre o património da sua terra.

Começaram por analisar e interpretar um mapa onde identificaram e localizaram lugares patrimoniais de caráter material e imaterial. Seguidamente, refletiram sobre a importância do património da sua terra, a importância da sua terra para si próprios e registaram os lugares ou objetos especiais que lhes despertam sentimentos, emoções, memórias e afetos.

Seguidamente, os alunos selecionaram o seu "património especial" e reproduziram o mapa afetivo da sua terra, com muita criatividade e sentimento.

Não se trata de um mapa comum, mas sim de um mapa desenhado ou esculpido à luz dos olhos das crianças e da forma como elas vêm, sentem e entendem a sua terra, o que ela representa e a relação que com ela estabelecem.

Este mapa afetivo sobre o património das diversas localidades do concelho de Castro Daire reune-se numa exposição coletiva, que estará patente no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, a partir do dia 25 de junho de 2021.

"Mapa Afetivo da minha Terra"- um mapa feito de afetos para ser observado com o coração!


Trabalhos dos alunos da Escola Básica de Lamas:


Trabalhos dos alunos do 3º ano, da Escola Básica de Castro Daire:


40 visualizações0 comentário
bottom of page