Entre o dia 25 de junho e o dia 30 de setembro de 2021, o Centro Municipal de Cultura de Castro Daire acolheu a exposição "Mapa Afetivo da minha Terra", uma coleção de trabalhos de mapeamento, desenvolvidos pelos alunos do 4º ano e alguns alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.
Esta iniciativa, integrada na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas de Castro Daire do ano letivo 2020/2021 dinamizada pelo Projeto Cultural de Escola, Plano Nacional das Artes, mostrou dezenas de obras de expressão plástica que primaram pela criatividade, pelas técnicas e materiais utilizados, pela afetividade e pelo sentimento de pertença que ligam as crianças castrenses ao seu património, às suas aldeias e aos lugares mais representativos sentimentalmente.
Esta exposição colocou as emoções e os sentimentos das nossas crianças no mapa e ensinou-nos que o património é um conjunto de lugares afetivos que, por sua vez, são espaços de educação e de construção individual e coletiva!
A exposição "Mapa Afetivo da Minha Terra" pode agora ser visitada nas bibliotecas escolares da Escola Básica de Mões e da Escola Básica de Castro Daire e na Feira de Outono da Escola Básica de Mões (13 de outubro 2021)!
Um agradecimento à Biblioteca Municipal de Castro Daire, às Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, aos alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais e encarregados de educação que se envolveram com muito brio nesta atividade!
Comentários