No concelho de Castro Daire, por todas as aldeias e povoações, festeja-se o Dia de São Martinho com castanhas e vinho.
A fruta da época mais tradicional do São Martinho- a castanha- abunda em todas as localidades da região, que ostenta centenários castanheiros, como ornamentos naturais numa paisagem pitoresca, pincelada de calorosas tonalidades de outono.
Nas escolas do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, a tradição mantém-se, com os magustos tradicionais da terra, feitos com castanhas e caruma.
Na Escola Básica das Carvalhas, o professor Jorge Ferreira e as "suas" crianças, com a ajuda das assistentes operacionais da escola, deslocaram-se à serra mais próxima para colher caruma seca.
Posteriormente, no descampado do recinto escolar, espalharam uma camada de caruma na terra; por cima, depositaram as castanhas que todos colheram para a ocasião; adicionou-se mais uma camada de caruma e fez-se o lume para a caruma arder.
Enquanto as castanhas assavam e as crianças brincavam, o professor Jorge espalhava caruma, mexia e misturava as castanhas, com a perícia de quem conhece os segredos da terra.
O aroma que exalava da fogueira, então extinta, atraiu todas as crianças e adultos para o lugar, juntando-se numa roda humana à volta daquele aquecedor natural.
Enquanto saboreavam as castanhas doces e quentinhas, as crianças maquilhavam-se com o carvão da fogueira e brincavam espontaneamente pelo espaço livre.
Tradição e diversão de mãos dadas para celebrar o São Martinho e a vida saudável na natureza.
Comments