top of page

Exposição "A Última Rota da Transumância" na Biblioteca da Escola Secundária de Castro Daire

Está patente na Biblioteca da Escola Secundária uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire alusivos à Última Rota da Transumância. Este projeto insere-se no Plano Nacional das Artes e tem por base o património castrense.


Em tempos imemoriais, com a aproximação do Verão, os pastores do interior de Portugal subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens. A aproximação do Inverno levava os pastores a realizar estas viagens no sentido inverso.

A Grande Rota da Transumância recria estas viagens em passeios pedestres, experiências e eventos onde o imaginário pastoril e da transumância marcará, passo a passo, estes caminhos. Um tributo à memória das passagens e paragens de pastores e rebanhos, que calcorreavam os terrenos unindo as planícies a norte do rio Tejo, passando pela Serra da Gardunha até à Serra da Estrela. Reviva as experiências das viagens e paragens do imaginário pastoril e da Transumância. 


in Biblioteek - website da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Castro Daire (https://biblioteek0.webnode.pt/)



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2 ANOS DE PNA - A Arte e a Cultura na escola e na vida

O Plano Nacional das Artes está a crescer e acaba de completar o seu segundo aniversário. Para o celebrar, desafiou os alunos das escolas PNA a responderem a duas questões: 1- Onde encontras Arte e Cu

bottom of page