top of page

MESTRE ZÉ MARIA DE RIBOLHOS EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA OLARIA

"As dobras e torções da Serra de Montemuro, lugar de segredos seculares, guardavam uma antiga comunidade de oleiros que chegou até aos nossos dias. Encravada entre os Rios Douro e Paiva, foi berço de incontáveis mãos que giraram a roda baixa. Nos seus montes, maços e picos de sovar em riste golpeavam a argila encharcada. O chão cravejado de soengas, abertas como entradas de formigueiros, onde fumo e barro se fundiam, resultando num barro negro.


Neste cenário, separados por quase 15 anos, vieram ao mundo José Maria Rodrigues (1906) Joaquim Alvelos (1920). Iniciaram a sua vida profissional ainda em criança – os tempos era outros – no seio familiar, aprendendo o ofício com seus pais. A mudança dos paradigmas de consumo levou-os a empreender, passando da olaria para o figurado. Ainda que nunca tivessem abandonado na totalidade a primeira, destacaram-se e ficaram conhecidos pela segunda. Algo que os levou a percorrerem o país de lés a lés, sendo presença em inúmeros certames de artesanato.


A persistência da memória encerrada nas criações de ambos, traz um universo esquecido para a luz dos nossos dias.


A exposição, Mestres do Barro Negro – Joaquim Alvelos e José Maria Rodrigues, dá-nos a conhecer os obras deste dois memoráveis e derradeiros artistas da cerâmica viseense."




136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2 ANOS DE PNA - A Arte e a Cultura na escola e na vida

O Plano Nacional das Artes está a crescer e acaba de completar o seu segundo aniversário. Para o celebrar, desafiou os alunos das escolas PNA a responderem a duas questões: 1- Onde encontras Arte e Cu

bottom of page