top of page
Foto do escritorCASA DO PATRIMÓNIO | PNA Castro Daire

EXPLORANDO O PATRIMÓNIO NATURAL E EDIFICADO - ERVITAL, PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS, LDA.

Atualizado: 26 de jun. de 2022

No passado dia 9 de fevereiro de 2022, as turmas dos 5ºs anos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, integradas no projeto de abordagem pedagógica Natura Docet, deslocaram-se à aldeia do Mezio para participarem numa aula transdisciplinar.

Esta aula consistiu na aprendizagem interdisciplinar de alguns conteúdos programáticos de diferentes disciplinas e no desenvolvimento em rede de alguns projetos escolares, como sendo o Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes e o projeto APCE (Atividades Práticas nas Ciências Experimentais), explorando, simultaneamente, o património natural e construído, através do conhecimento das plantas autóctones, nomeadamente as plantas aromáticas e medicinais existentes no território castrense.

A sala de aula foi a empresa Ervital, Plantas aromáticas e medicinais, Lda., um dos ícones mais prestigiados de identidade, criatividade, sustentabilidade e empreendedorismo a nível local, regional e nacional.

Com a colaboração dos inexcedíveis Engº Joaquim Morgado, John McAdam e demais colaboradores da empresa Ervital e do Professor Doutor Carlos Cavaleiro, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, os professores das diferentes disciplinas do Agrupamento tiveram a oportunidade de alargar e enriquecer a sua ação educativa e metodológica através desta aula de campo, que foi dividida em três atividades intercaladas: visita guiada à empresa Ervital, com uma aula de Ciências Naturais e Sustentabilidade promovida pelo Engº Joaquim Morgado e pelos professores de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento; palestra sobre a História da Humanidade e o uso das plantas para efeitos medicinais, promovida pelo Professor Doutor Carlos Cavaleiro e pelos professores de História e Geografia de Portugal; caminhada sensorial no sopé da Serra do Montemuro, nas imediações da empresa Ervital, conduzida pelo farmacêutico John MCadam e pelos professores de Português, Educação Visual e Educação Musical, onde os alunos tiveram oportunidade de explorar algumas plantas autóctones do território e de descrever a paisagem em diferentes dimensões: a nível literário, sonoro, visual e tecnológico.

Esta aula na natureza, que ultrapassou o espaço das instalações escolares e estabeleceu pontes entre a escola, a comunidade, a academia e o território, proporcionou aos alunos uma aprendizagem diversificada e significativa, relacionando os conteúdos e as matérias com a vida real e o meio envolvente, permitiu-lhes conhecer, valorizar e refletir sobre o seu património, o que reforça o seu sentido de pertença e constrói a sua identidade cultural e desenvolveu o seu espírito crítico, o seu sentido de cidadania e a sua criatividade.

Preparar os alunos para o mundo global a partir do meio local, construindo, transferindo e aplicando conhecimentos e competências na realidade que os envolve, não só faz dos alunos cidadãos esclarecidos e responsáveis, capazes de intervir, impactar e transformar a sociedade, mas também beneficia a comunidade e o meio académico em geral numa perspetiva sistémica de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento e inovação e de responsabilidade social.

É este o sentido do ecossistema educativo e cultural Natura Docet, um projeto em rede, representado nesta sessão pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Dr. António Luís Ferreira, pela Vereadora da Cultura do Município de Castro Daire, Dra. Idália Ribeiro, pelo Sub-Diretor da Faculdade de Farmácia, investigador e docente de Farmacognosia e Fitoquímica da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Carlos Cavaleiro, pela Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Dra. Paula Soares e pelo Representante da comunidade local, Engº Joaquim Morgado, sócio-gerente da empresa Ervital.

A todos os participantes, colaboradores e benfeitores agradecemos a presença e o empenho e daremos continuidade ao projeto nas sessões que se seguem.



41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page