Ao longo do ano letivo 2020/ 2021, o Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Castro Daire iniciou um projeto de residência artística sobre Artesanato e Desenvolvimento Sustentável, que terá a duração de dois anos letivos.
Este projeto é dividido em 3 fases: a primeira fase consiste numa atualização de saberes em contexto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC), a segunda fase é a fase das mãos na massa, com a presença de um artista residente e a terceira fase é designada de património vivo, em contexto de comunidade.
A primeira fase deste projeto consiste na recolha, pesquisa e estudo sobre o património castrense, nomeadamente no que diz respeito às artes e ofícios e ao saber fazer tradicional, com base nas matérias primas existentes no território. Esta parte do projeto teve início durante o presente ano letivo, com algumas turmas do 2º, 3º ciclo e ensino secundário, que trabalharam esta temática em DAC, de uma forma indisciplinar ou transdisciplinar.
Neste seguimento, a equipa do Projeto Cultural de Escola dinamizou um webinar sobre Artesanato e Desenvolvimento Sustentável, que integrou a programação da Semana Cultural do Agrupamento de Escolas de Castro Daire e decorreu no dia 23 de junho de 2021.
Neste seminário, estiveram presentes ilustres convidados, que nos brindaram com ideias e conhecimentos essenciais para a nossa escola, o nosso território e a sociedade em geral, tendo em vista a sua evolução educativa, cultural e social e o seu desenvolvimento sustentável. São eles:
- Professor Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, ;
- Dr. Pedro Pontes, Vereador da Cultura do Município de Castro Daire, ;
- Dr. António Luís Ferreira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, ;
- Professor Carlos Sousa Reis, Professor e Investigador da Universidade de Coimbra, ;
- Dr. Albio Nascimento, Designer do The Home Project Design Studio / Origem Comum.
Partindo da premissa de que a tradição é uma aventura, referida pelo Sr. Comissário do Plano Nacional das Artes, todos os convidados nos transportaram para a descoberta do valor das nossas raízes e do nosso património de proximidade, descortinando as possibilidades e potencialidades que os jovens e as novas gerações têm de transformar o futuro sem sairem do lugar onde pertencem.
Comments