top of page

BEBER CASTRO DAIRE - um património aquático! RIO PAIVA

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Castro Daire é um refúgio na natureza para quem procura tranquilidade e pureza- nas pessoas, no ar e nas águas.

A dança entre as águas doces do Rio Paiva e as águas minerais das Termas do Carvalhal, bem como as melodias harmoniosas que se ouvem nos vales e nas serras pelo chilrear dos passarinhos compõem uma partitura de sons, de imagens e de sensações dignas de inspiração para uma composição de Verdi. São autênticos palcos de biodiversidade, com espetáculos intemporais de fauna e flora.



RIO PAIVA

Considerado um dos rios menos poluídos da Europa, o rio Paiva é um curso de água com um comprimento de 112 km. Nasce na serra de Leomil, mais especificamente na freguesia de Pera Velha, pertencente ao concelho de Moimenta da Beira, e desagua no Douro, em Castelo de Paiva.

É conhecido pela qualidade das suas águas, pela riqueza de biodiversidade e património que o circundam e pelas condições de excelência para a prática desportiva, não só a pesca mas também desportos radicais como rafting e canoagem de águas bravas.

Ao longo do seu percurso, é possível apreciar paisagens de beleza ímpar, com garantia de saúde e descanso, proporcionados pela Natureza.

Na região de Castro Daire, pode-se desfrutar das suas águas refrescantes ao longo de todo o seu curso e de seus afluentes. Destacam-se, no entanto, algumas praias naturais e fluviais, que reúnem excelentes condições de lazer e que podem ser uma boa alternativa à confusão das praias mais movimentadas do país.


Praia Fluvial de Folgosa


Localizada na margem direita do Rio Paiva, a cerca de 4 km da vila de Castro Daire e a 3 minutos do nó de acesso à A24, é uma das praias fluviais da Região Centro distinguidas com o selo "Qualidade de Ouro" da Quercus.

Está equipada com acessos e infaestruturas que proporcionam todas as condições necessárias aos banhistas na época balnear.

Tutelada pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Folgosa, é dotada de uma represa natural, com um ambiente verdejante e arborizado, onde não faltam amplos espaços verdes e de recreio. Esta praia está equipada com bar e esplanada, casas de banho com balneários, parque de merendas com mesas, bancos e grelhadores, parque de campismo selvagem, parque de estacionamento, parque de jogos e acessibilidades para desportos de aventura.

As águas tranquilas e sedutoras desta praia convidam a desportos como o remo, caiaque, pesca desportiva e passeios em embarcações não motorizadas. Todo o espaço envolvente persuade à exploração da natureza, atravessando as poldras do rio e trilhando pelas veredas do bosque.


Praia Natural do Pego


A Praia Natural do Pego localiza-se a 5km da Estrada Nacional 2, a menos de 5 km da vila de Mões, perto da aldeia de Vila Franca, na margem esquerda do rio Paiva.

É uma praia de águas calmas, com um espaço envolvente bucólico e verdejante. É dotada de areal e parque de merendas


Praia Natural da Portela


A Praia Natural da Portela localiza-se no lugar de Portela de Lá, situado a 3 km da vila de Mões. É uma praia de pequena dimensão, onde o rio Paiva se converte numa pequena lagoa de águas quietas. O espaço envolvente é ainda mais sossegado e convidativo.


Praias Naturais do Lodeiro e Foz Cabril


Acessíveis pela EN225, estes locais localizam-se a meia hora de Castro Daire e a 45 minutos de Arouca. Encaixadas entre o maciço da Gralheira e a Serra do Montemuro, estas praias naturais são o ponto de encontro entre o rio Paiva e o seu afluente, rio Tenente.

Na sua envolvência, é possível desfrutar de agradáveis momentos de lazer, descansar ao som das água tranquilizantes do Paiva e observar os ecossistemas aquáticos, ribeirinhos, florestais e rupícolas.


Ponte de Cabaços


Localiza-se na União de Freguesias de Reriz e Gafanhão, a 20 minutos de caminho da vila de Castro Daire. Para além de ser um local convidativo a uns mergulhos e à prática de desportos radicais, é um local carismático do concelho de Castro Daire e do Vale do Paiva e merece a visita pelo seu valor patrimonial.

.

Poço do Abade


Localizado no Vale do Paiva, a cerca de 20 minutos de Castro Daire, na aldeia de Reriz, rodeado de interessantes pontos de património edificado, este lugar envaidecido de panorâmica natural e bucólica, convida a uma pausa de sossego e tranquilidade.


Poço do Barco - Ilha


Este lugar, situa-se na aldeia de Parada de Ester, no Vale do Paiva, a cerca de 20 km da sede do concelho. Tal como todos os leitos do rio Paiva, tem um ambiente apaziguador e uma envolvência natural de exceção.


Para além destas praias, há ainda a salientar outros sítios naturais que, rodeadas de belas paisagens e biodiversidade, podem proporcionar momentos de bem estar e tranquilidade.

Como não ter sede de Castro Daire!


  • Açude do Rio Mau - Granja

  • Poço da Soalheira - Ribolhos

  • Poço dos Molgos - Pepim

  • Poço da Recochina - Parada de Ester



Fontes: Montanhas Mágicas/ allaboutportugal.pt

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page