top of page

MARATONA DE LEITURA D´OS LUSÍADAS

No dia 10 de Junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

São inúmeras as comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

O concelho de Castro Daire está representado em vários países de todos os continentes, através dos emigrantes e luso-descendentes com raízes nesta terra.

Este ano, sucedem-se várias celebrações de forma reinventada.

Do Teatro Nacional D. Maria II, chega-nos uma leitura integral e comentada da Epopeia Portuguesa "Os Lusíadas", escrita por Luís Vaz de Camões.

Verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto, o ator António Fonseca, lê-nos um dos maiores e mais ricos símbolos do património cultural português.



Por ocasião das comemorações oficiais do Dia de Portugal de 2020, ao recordar o Canto Sexto d´Os Lusíadas, que celebra a chegada da expedição portuguesa à Índia, o Cardeal José Tolentino Mendonça relembra a história dos marinheiros, que, ao avistarem finalmente "terra alta pela proa", dependurados na gávea, difundem a notícia até Vasco da Gama com entusiasmo vibrante. No entanto, não deixa de sublinhar a exímia descrição de Camões da tempestade marítima vivida durante a viagem, querendo dizer que não há viagem sem tempestade, não há itinerário histórico sem crises, reportando-se à situação do país, em que cada geração é chamada a viver tempos bons e tempos maus, recordando a nossa vulnerabilidade e a fragilidade das nossas raízes, expostas às turbulências da máquina do mundo, dando-nos conta da necessidade de perseverar com realismo e de tratar com sabedoria das nossas feridas.


Acede ao link para leres o discurso completo:

28 visualizações0 comentário
bottom of page