top of page

Lenda de Moura Morta

Diz-nos a sabedoria popular que a extinta freguesia de Moura Morta, doravante agregada à União de Freguesias de Mezio e Moura Morta, concelho de Castro Daire, deve o seu nome a uma lenda: a Lenda da Moura Morta ou a Lenda da Moura Encantada.

Conta a história de uma moura e de uma pastora que, depois de morrer, terá sido sepultada na capela de São Tiago, localizada na aldeia com o mesmo nome.

Andava a pastorinha a pastar o seu rebanho na serra, quando lhe apareceu uma bela e estranha mulher que lhe pediu comida- uma malga de leite das suas cabras. A pastora retirou a sua malga da cesta, espremeu os tetos de uma cabra e encheu a malga de leite quente, que prontamente cedeu à misteriosa senhora.

Grata pela ajuda, a mulher disse à pastora que não se demorasse mais com ela e que ali recolhesse mais tarde a malga e levasse o que continha lá dentro.

A pastora assim fez. No entanto, ficou desiludida quando regressou para recuperar a malga, pois verificou que o que a mulher tinha deixado lá dentro não era nada mais do que uns simples bugalhos. Apressou-se a deitar os bugalhos fora, à exceção de um ou outro que iria necessitar para fazer um novelo de lã.

À noite, já em casa, quando precisou de o utilizar, reparou que o bugalho se tinha transformado num pedaço de ouro. Concluiu que a mulher que a tinha solicitado era, afinal, uma moura encantada!

Esta lenda atravessou alguns séculos e algumas versões até chegar ao dia de hoje.

Contudo, está documentada para registo futuro, como podemos ver em:

Para melhor conheceres a história, observa com atenção o vídeo documental do professor Abílio Pereira de Carvalho, escritor e historiador, autor do livro "Lendas de Cá, Coisas do Além" (ed. 2004).




12 visualizações0 comentário
bottom of page