CULTURA DA BATATA

A Batata planta-se ou semeia-se?


Aqui, na nossa região, é comum o povo falar em sementeira da batata, mas tendo em conta que a batata é um tubérculo, isto é, tem caules que crescem abaixo do solo, o mais correto será falar em plantação da batata.


Como plantar a Batata?


A batata gosta de solo bem drenado e fértil. Para tal, o solo deve ser lavrado, estrumado e adubado. As batatas devem ser deixadas, por algum tempo, em ambiente bem iluminado até ganharem rebentos e deve-se aguardar que eles cresçam aproximadamente 2 centímetros.  Posteriormente, corta-se as batatas de modo a deixar ficar dois rebentos por cada pedaço. Esses pedaços devem repousar em ambiente arejado pelo menos um dia, para que as superfícies dos cortes sequem antes de serem plantadas. Depois, fazem-se regos/valas na terra e colocam-se as batatas alinhadas em fila, com espaço de 15 a 20 centímetros entre cada pedaço.


Cobrem-se com terra e espera-se que cresçam. A batata cresce melhor em clima ameno. Aproximadamente 15 dias dias mais tarde, consoante o tempo estiver mais quente ou frio, a batata começa a nascer, apresentando este aspeto.


Depois, é necessário sachar as batatas, isto é, retirar as ervas daninhas que aparecem no meio delas e prejudicam o seu crescimento.

A batateira é uma planta que pode atingir de 30 cm a cerca de 1 m de altura. O principal cuidado é não permitir que os tubérculos da planta (as batatas que irão ser colhidas) fiquem expostas ao sol, pois esse contacto deixa as partes expostas com uma cor esverdeada, tornando-as impróprias para consumo. Para evitar isso, deve-se tapar os tubérculos com terra.


Na nossa região, o desenvolvimento da planta da batata dá-se ao longo de cerca de três meses. Durante esse tempo, deve ser regada, de forma a manter o solo levemente húmido. No entanto, convém suspender-se a rega nas duas últimas semanas antes da colheita, porque o excesso de água facilita o surgimento de doenças na plantação.

As batatas podem ser colhidas (arrancadas) quando as ramas estiverem amareladas e os tubérculos se soltarem com facilidade. Para que as batatas possam ser armazenadas por um período maior, é necessário deixar secar a rama da planta, antes de iniciar a colheita.


Agora, que já conheces o processo de plantação da batata, temos uma pergunta para ti:

Tens um quintal na tua área de residência, numa localização que te previna de fazeres deslocações de risco em tempo de COVID-19?

Se a tua resposta é sim, sugerimos que ponhas mãos à obra!

Acreditamos na tua consciência cívica e no teu comportamento responsável para cuidares da tua saúde e da saúde dos que te rodeiam, mantendo o distanciamento social e cumprindo as medidas de higiene e segurança emanadas pela DGS, para que não corras perigo nem coloques ninguém em perigo de contágio.

Deixamos-te mais um desafio! É um exercício que vai despertar a tua sensibilidade e a tua atenção para com a natureza e o seu funcionamento:

Com uma máquina fotográfica ou com a câmara do telemóvel, regista o processo de desenvolvimento da tua cultura de batata, desde a plantação até à colheita.

Faz o teu diário de bordo do desenvolvimento da batata.

Depois, envia-nos para pna@aecastrodaire.com

Queremos testemunhar e dar a conhecer esse milagre da natureza!


Sabias que a batata é um alimento capaz de erradicar a fome no mundo?


Descobre porquê neste link:

https://ensina.rtp.pt/artigo/batata-um-alimento-capaz-de-erradicar-a-fome-no-mundo/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo