top of page

COMO PLANTAR CEBOLA

​A cebola é uma planta cujos bolbos podem ser consumidos crus ou cozinhados de várias maneiras. Os bolbos podem variar entre 2 a 15 cm de diâmetro. A película externa (casca) pode apresentar-se com uma cor branca, amarela ou roxa.

Para se desenvolver, necessita de algumas horas de sol direto por dia, podendo ser cultivada numa ampla gama de regiões.

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

As cebolas necessitam de ser regadas com frequência para que o solo se mantenha húmido durante a fase de crescimento da planta, e vai-se diminuindo a rega à medida que os bolbos vão crescendo. Perto da época da colheita, para-se completamente a rega.


Estes pequenos bolbos são plantados diretamente no local, em linhas/valas, a uma profundidade de 2 ou 3 cm, com um espaçamento de 10 a 15 cm entre as plantas e de 25 a 45 cm entre as linhas da plantação.

​As ervas invasoras prejudicam muito o seu desenvolvimento, por isso, até ao completo crescimento da planta, devem ser eliminadas regularmente.

A colheita pode fazer-se quando as folhas mais velhas ficarem secas e os bolbos adquirirem a cor externa característica da espécie utilizada.

Arranca-se a planta inteira sem que as folhas se soltem do bolbo.

Depois, deixam-se a secar ao sol, durante alguns dias, para fazer o processo de cura, em que a cebola perde o excesso de água.

Após este período, fazem-se tranças com as próprias folhas e armazenam-se, penduradas em varais de madeira, num local seco e fresco.

Para a conservação da cebola, é importante manter os bolbos secos e bem arejados.


Conheces os benefícios da cebola?

Clica no link:

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page