top of page

CASTRO DAIRE - UM TESOURO DE BIODIVERSIDADE

Atualizado: 9 de jun. de 2020

Sabias que os ecossistemas do mundo enfrentam ameaças sem precedentes?

Um novo relatório alarmante e assertivo da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre a Biodiversidade e os Serviços dos Ecossistemas revela que a natureza está a desparecer a um ritmo nunca visto na história da humanidade. Desde 1990, a Terra perdeu 28,7 milhões de hectares de florestas que ajudam a absorver as emissões nocivas de dióxido de carbono da atmosfera. Um milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção e mais de 90% da população de peixes marinhos estão em declínio ou são excessivamente explorados.

O Dia Internacional deste ano destaca o impacto da negligência ambiental na segurança alimentar e a saúde pública. O atual sistema alimentar do mundo está cada vez mais deteriorado. Milhares de milhões de pessoas não têm acesso a uma nutrição adequada. Aproximadamente um terço do que é produzido é perdido ou desperdiçado. A forma como crescemos, processamos, transportamos, consumimos e desperdiçamos alimentos é a principal causa da perda de biodiversidade, contribuindo, simultaneamente, para as alterações climáticas.

Precisamos agir rapidamente para reverter essas tendências e promover mudanças transformadoras. Existem soluções. Ao interromper as práticas prejudiciais ao meio ambiente, ao diversificar os nossos sistemas alimentares e ao promover padrões mais sustentáveis de produção e consumo, podemos melhorar a saúde global, aumentar a segurança alimentar e fortalecer a resiliência às alterações climáticas.



Castro Daire é sinónimo de Natureza, Biodiversidade, espécies em vias de extinção, património natural... A Terra e o Homem em comunhão.
Nada como uma visita real para ficares a conhecer na íntegra este concelho maravilhoso.
Faz a mochila e prepara-te para explorar Castro Daire.
Deixamos-te algumas dicas através desta página: 


Fica a conhecer melhor a Estação de Biodiversidade de Campo Benfeito, no coração da Serra do Montemuro, um riquíssimo património natural que podes descobrir através dos percursos pedestres de Castro Daire e até através de uma aplicação no telemóvel.

Vê o vídeo, acedendo ao link que se segue, para saberes mais.


As soluções estão na Natureza.

Conhece alguns recantos e encantos de Biodiversidade no território de Castro Daire!

Créditos fotográficos:

Município de Castro Daire - Castro Daire Mil & Uma Experiências https://www.facebook.com/watch/TurismoCastroDaire/

Montanhas Mágicas

Associação SOS Rio Paiva


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page