top of page

A Feira Misteriosa

"Sabes, amiga galinha? A dois dias de caminho daqui, na floresta, num sítio escondido entre duas quedas de água, onde há um espaço muito verde, os animais fazem uma feira secreta. Ouve-se uma grande algazarra e cheira a guloseimas. Se pretenderes visitá-la, segue sempre para nascente até encontrares um rio.

A galinha ficou de bico aberto, não conseguindo dizer nada, tal fora o seu espanto.

Eu apenas ouço, não sei bem o que fazem, infelizmente, não vejo nada. Como tu sabes, não suporto a luz do dia, continuava a toupeira.

Aquelas palavras, com o tempo, deram-lhe uma ideia. Tinha que lá ir ver com os seus próprios olhos! E... e... até podia arranjar noivo! Ela não gostava de nenhum dos galos da quinta onde vivia. Que feios e arrogantes que eles eram! O Chico pensava que era o dono da quinta. O Pintas estava sempre a mandá-la pôr ovos (ela que ainda só tinha posto um para saber como era!). O Cristas apanhava muitas minhocas e nunca a tinha convidado para almoçar. O Pedrês até que era jeitoso mas muito antipático. Cada vez que o olhava ele dizia: Para de olhar para mim com olhos de galinha a pôr!

Acabou-se! Queria um galo amoroso, de penas luzidias, de andar elegante, que tivesse um cantar meigo e melodioso! Que... que... adormecesse empoleirado encostado a ela, que a protegesse do vento que entrava por aquele buraquinho da velha capoeira. Que bom seria acordar com os raios de sol vindos do longínquo horizonte, abrir os olhos e pestanejar para ele..."

In a Feira Misteriosa, António Júlio Ferreira. Ilustrações de Mariana Cabrita Ferreira.

António Júlio Ferreira nasceu em 1967, no concelho de Castro Daire, freguesia de Mões. Vive atualmente em Viseu e é professor licenciado no 1º Ciclo do Ensino Básico e leciona no Agrupamento de Escolas de Castro Daire. Fez a sua formação inicial no ICE, em Lisboa, terminando o curso em 1989, e complementou-a  na Universidade Aberta, em 2003.

O seu primeiro livro bilingue foi Precipício/ The Precipice, editado em 2016. A Feira Misteriosa é o seu segundo livro.




5 visualizações0 comentário
bottom of page