PNA: o primeiro ano da lenta explosão de uma semente!



Árvore a explosão lentíssima de uma semente

é com esta frase-poema de Bruno Munari que abre o manifesto-estratégia do Plano Nacional das Artes, apresentado publicamente no dia 18 de Junho de 2019. Passado um ano – e que ano este! -, é importante olhar para esse processo explosivo que privilegia o crescimento sustentado e a lentidão.


1. A Árvore

(...) o Plano tem como missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Ou seja, é preciso reforçar a antiga noção de “democratização”, com uma consciência mais autêntica de “democracia cultural”, do papel ativo a desempenhar por cada um, por cada comunidade – e capacitar para que assim aconteça, responsabilizando cada um pelo horizonte cultural do seu Km2.

Esta é a árvore que esperamos: um país em que o compromisso cultural está integrado na vida das pessoas e das organizações como fator assumido do seu desenvolvimento sustentável. Uma comunidade que compreende que as artes e o património fazem parte da vida – e não são uma via paralela, só para alguns – e que reconhece que a cultura existe para transformar a existência e não para a decorar.


2. A Semente

Para ver essa árvore crescer, lançámos, há um ano, um manifesto e uma estratégia que, ao longo destes 12 meses, em trabalho subterrâneo ou em manifestação iluminada, colocámos em movimento (...)


3. A explosão lentíssima

(...) Sabemos que nos inserimos numa tarefa que não começou nem terminará connosco. É um trabalho de muitos e para muito tempo. Privilegiamos esse tempo longo, o das estruturas, das raízes, da mudança de paradigma e de mundividência.  A árvore não surge de modo instantâneo – mas escutamos já, nos rumores deste tempo estranho, os ecos de uma explosão presente e por muitos desejada. 


Por Paulo Pires do Vale

Comissário do Plano Nacional das Artes


Artigo publicado na revista Gerador, categoria Gargantas Soltas, em 12/06/2020

Lê o artigo completo, acedendo ao link:

https://gerador.eu/pna-o-primeiro-ano-da-lenta-explosao-de-uma-semente/

12 visualizações0 comentário