JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - PATRIMÓNIO DE PROXIMIDADE E EDUCAÇÃO - Seminário online

O Plano Nacional das Artes e a Direção Geral do Património Cultural, em colaboração com a revista Gerador e o World Monuments Fund, organizaram um seminário online para assinalar as Jornadas Europeias do Património, dedicadas ao tema da Educação, neste ano de 2020. O seminário decorreu no dia 25 de setembro, entre as 9h00 e as 17h00, com a presença de várias personalidades ligadas ao meio da Cultura, da Educação e do Património, como por exemplo, a Sra. Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Sr. Diretor da Direção Geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, os Srs. Comissário e Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale e Sara Brighenti, a Sra Diretora da Direção Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, entre outros.


As Jornadas Europeias do Património deste ano têm como tema a Educação. Se é central pensar uma “educação para o património”, para que se tome consciência da sua importância e do cuidado que devemos ter com ele, é também determinante que se compreenda o valor de uma “educação pelo património”, em que ele é apropriado pelas escolas e famílias como território educativo transdisciplinar: motor para o trabalho das diferentes áreas científicas, para a vivência de experiências transformadoras e para o desenvolvimento das competências indicadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O património, material e imaterial, não é um elemento extracurricular, é central para o desenvolvimento das diferentes aprendizagens, de uma cidadania esclarecida e para a formação da atenção. Este ano, com os desafios que nos coloca, queremos valorizar a descoberta do que está mais próximo, o horizonte cultural do nosso quotidiano, o património de proximidade – e, às vezes, o que está à frente dos olhos é o mais difícil de ver!


Foi este o mote do encontro entre conferencistas, moderadores e participantes, onde o Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Castro Daire teve destaque como exemplo de boas práticas. A sua coordenadora, Marta Pontes, integrou, como conferencista, o painel Património de Proximidade: Educação, ao qual pode assistir no vídeo que se segue, e visualizar a sua intervenção a partir do momento 4:00:00.




16 visualizações0 comentário