O Plano Nacional das Artes disponibiliza uma página de recursos educativos. São conteúdos transdisciplinares e têm a Arte, a Cultura e o Património como ingredientes privilegiados e aglutinadores de várias áreas do conhecimento!

15/04/2020

Bom Português

     A língua pode ser traiçoeira, mas só se deixarmos. O programa Bom Português ajuda a escrever e a falar bem o idioma nacional.

  Esta hiperligação junta alguns dos episódios do programa Bom Português, uma rubrica do Bom Dia Portugal, que ajuda a escrever sem erros, respeitando já o novo acordo ortográfico.

História de uma Gaivota

e do Gato que a ensinou a voar

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar é uma fábula da autoria de Luís Sepúlveda.

Zorbas, um gato grande, preto e gordo, que mora perto do porto de Hamburgo, estava a apanhar sol na varanda, quando lhe cai uma gaivota à frente. Antes de morrer, pôs um ovo e pediu a Zorbas que tome conta da gaivotinha quando ela nascer e que a ensine a voar.

Zorbas, que até ao momento, tinha uma vida tranquila, vai deparar-se com a grande missão de criar e educar a pequena Ditosa.

Com a ajuda dos seus amigos, unidos pela boa vontade, empenham-se a educar a gaivotinha, ensinam-na a voar e afeto não lhe vai faltar.

historia de uma gaivota cover.jfif

18/04/2020

Praticar Inglês com Banda Desenhada

Hoje, apresentamos-te um projeto de Banda Desenhada para aprenderes Inglês. Também vais conhecer novas culturas, vais desenvolver o teu sentido crítico e os teus talentos artísticos.

zonk-comic-expression-vector-text_X12rp-

Zonk é, entre outras coisas, um livro de banda desenhada. Foi criado na América do Sul, mais precisamente no Perú, por dois ilustradores profissionais, Benjamin Ilka e Fabricio Rilvas, com o patrocínio da embaixada dos Estados Unidos no Perú. A ideia era colocar os talentos dos professores e alunos peruanos em ação, através da Língua Inglesa. O resultado foi uma explosão de criatividade, com a criação de imensas histórias originais e empolgantes.

Inspira-te, pratica os teus próprios talentos e cria as tuas próprias histórias aos quadradinhos com as atividades e desafios que vais encontrar.

 

Diverte-te em casa! Embarca no desafio! Vais-te surpreender!

28/04/2020

Museu do Prado

explica Arte aos mais pequenos

O Museu do Prado tomou a iniciativa de trazer a Arte às crianças de uma forma divertida e interativa, através dos desenhos animados. No seu canal do YouTube, disponibiliza uma série de vídeos, com guias de áudio e muitas curiosidades, que vão certamente fazer as delícias dos mais pequenos neste mundo maravilhoso. Aprende sobre Arte e melhora as tuas competências de Língua Espanhola.

05/05/2020

Um olhar sobre a Arte Romana

Hoje, trazemos-te História! Desafiamos-te a pesquisar vestígios, monumentos, formas de arte do período romano. Podes encontrar alguns deles no concelho de Castro Daire; os outros, terás de pesquisar no teu manual de História, na Internet, numa enciclopédia ou outra fonte credível.

Deves seguir os tópicos que te apresentamos e preencher a ficha-modelo que podes aceder clicando na foto da Ponte Pedrinha.

Tópicos:

  • Estradas e pontes romanas em Portugal

  • Escultura no período romano (estátuas e altos-relevos nas colunas romanas)

  • Termas romanas

  • Anfiteatros/ teatros romanos

  • Fóruns romanos

  • Pintura romana (mosaicos e pintura mural)

  • Arcos de trunfo

  • Panteão romano

ponte pedrinha.jpg

06/05/2020

A cor é um fenómeno cultural

O que existe em comum entre os filmes A Lista de Schindler, o Feiticeiro de Oz, o Sexto sentido?

Vê o vídeo para saberes mais.

Altera a legenda para Português, se for mais confortável para compreenderes a mensagem.

07/05/2020

A geometria do Cinema

Jack Nugent analisa como a utlização de certas formas geométricas no cinema influenciam a nossa perceção sobre o caráter das personagens e a compreensão da sua situação.

Vê o vídeo. (Podes alterar o idioma das legendas).

27/05/2020

Corpos híbridos

"Corpos híbridos" é uma obra de Andrew Carnie, que explora noções de hibridismo, transplante de órgãos e imunologia, através de aguarelas. 

Com base nesta obra, terás duas propostas de atividades: "Moldar o Interior" e "O Invisível".

Para a primeira atividade, precisas de plasticina de várias cores, uma conversa com a tua família e vários exercícios em conjunto.

Para a segunda atividade, necessitas de folhas de papel de grande formato, lápis, canetas e/ ou outros riscadores. Deves juntar duas ou quatro pessoas para fazerem as tarefas. 

Vê o vídeo e prepara as tuas experiências.

03/06/2020

Como tornar objetos da natureza

em obras de arte

Alguma vez imaginaste a possibilidade de transformar plantas em insetos?

Raku Inoue, um designer multimedia japonês, mostra-te como podes transformar objetos da natureza em figuras artísticas de uma forma bastante simples.

Tudo se baseia em escolher bem os objetos que há na natureza, com cores e formas interessantes, ao mesmo tempo que dás uma limpeza ao jardim, dando utilidade aos desperdícios.

A primavera e o verão são épocas privilegiadas para te dedicares a esta arte, uma vez que a oferta de cores e plantas é muito mais alargada. No entanto, o outono e o inverno também te permitem encontrar objetos de grande beleza, se estiveres atento.

Depois de recolheres os materiais, só tens que dar asas à tua imaginação, deixando que a tua liberdade criativa te leve ao encontro de incontáveis possibilidades de criação.

Começa por escolher o inseto que vais construir. Repara com atenção nas formas dos objetos que recolheste e seleciona aqueles considerares mais úteis e funcionais para dares corpo à tua escultura. Após teres o inseto idealizado e os materiais selecionados, começa a preencher as formas.

Um dos fatores mais interessantes deste desafio é que não podes controlar os materiais que vais adquirir, pois estás dependente daquilo que a natureza te oferece. É exatamente aí que vais descobrir o teu sentido de oportunidade! O resultado vai surpreender-te!

Desafiamos-te a construir espécies de insetos que fazem parte da fauna do território de Castro Daire! Envia a forografia dos teus trabalhos para o mail pna@aecastrodaire.com

Vê o tutorial no vídeo e faz tu mesmo!

03/06/2020

Da Terra ao Céu

Através de um projeto de oficinas criativas de dança/ movimento, dinamizadas pela associação Pé de Xumbo, em São Teotónio, podes observar a beleza do diálogo intercultural e da mistura de culturas, num trabalho artístico de música e dança, que nos mostra a verdadeira riqueza da diversidade e da inclusão.

Trinta e seis variações com três matérias rurais

Exposição visual e sonora composta por trinta e seis fotografias e outras tantas peças sonoras, resultantes do conjunto de ateliês realizados durante a Semana das Matérias Rurais, em março de 2020, com os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, no âmbito do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, representando o património e a ruralidade castrense.

exposição binaural.jpg